domingo, 17 de maio de 2015

Algumas dicas para melhorar o sono

Não é preciso pesquisar para saber, o quanto é bom dormir. Poder sonhar e entrar em um mundo especial de aventuras e emoções. Muitas vezes desconexos e sem lógica, libertando a gente da "ditadura da razão" para a "contralógica". 

Sonhar é muito bom. Até podemos voar e desfrutar esta delícia sem medo.  

Infelizmente, não damos a importância necessária para o sono, talvez pelo fato de não sabermos ao certo o quanto ele é importante. Além de pensarmos em dormir apenas para suportamos o dia seguinte, devemos estar cientes que um bom sono nos proporciona uma vida saudável. Muitas funções importantíssimas para nosso corpo são realizadas durante  o repouso. Nosso desempenho físico e mental estão diretamente ligados a quantidade e qualidade de horas que dormimos.

Algumas pessoas não dormem bem, porque repousam menos tempo do que o ideal, outras, porque sofrem de algum distúrbio do sono como insônia, ronco e apneia do sono, etc.

Dormir e sonhar são imprescindíveis para a saúde física, mental e bem estar com amigos, familiares e consigo mesmo. Enfim, dormir bem está diretamente ligado à qualidade de vida.

"Quando o sono é restaurador, acordamos com energia e motivação"

 Conselhos para uma boa noite de sono:



  • Dormir apenas o necessário para sentir-se recuperado ( o hábito de ficar mais um pouquinho na cama pela manhã, pode criar dificuldade para adormecer na noite seguinte. Levantar ao acordar de manhã ajuda a solidificar o sono).
  • Pequenos cochilos de 10 a 15 minutos, nos momentos de maior sonolência do dia, podem ser benéficos. Longas sestas são prejudiciais para quem sofre de insônia.
  • Manter a rotina de horário  para deitar e levantar durante a semana, domingos e feriados. Mantendo entre 7-8 horas de sono diários.
  • Não se expor a luz forte, se acordar no meio da noite (a luz intensa pode fazer o cérebro pensar que já é dia e desregrar o "relógio biológico - interno". Se acordar para ir ao banheiro acenda o mínimo de luzes possível.)
  • Escolher um bom colchão e travesseiro.” A posição correta para deitar-se é de lado, com os joelhos dobrados, com um travesseiro ou rolo entre eles, para manter a coluna reta e proporcionar  boa circulação sanguinea, assim como manter a pressão do corpo bem distribuída, diminuindo assim, possíveis movimentos durante o sono. Lembrar que a coluna vertebral é uma das partes do nosso corpo mais acionadas no processo de sustentação durante o dia todo.  Quanto ao travesseiro, deve abranger a altura do ombro, para produzir um relaxamento muscular em posição confortável e, consequentemente, um sono tranquilo e reparador.  



  • Manter as vias aéreas limpas e ao deitar usar dilatadores nasais, se necessário, pois o cérebro e o coração necessitam de muito oxigênio para recuperar durante o sono as horas acordadas durante o dia.








O sono perfeito terá sido atingido quando seu reloginho biológico substituir o despertador. Você acordará naturalmente, no horário certo, disposto para mais um novo dia.

Mas, se você sofrer de qualquer distúrbio do sono, deve procurar um médico ou dentista com conhecimento profundo sobre o sono. Nestes, casos será dado sequência de tratamento específica para cada caso.

Em caso de dúvidas escrever para:
Dilana Kochenborger - CRORS 4816
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Com certificação em Odontologia na Medicina do Sono pela Associação Brasileira do Sono
e.mail -  dilana@sonoclean.com.br 
MIGLIORE ODONTOLOGIA - rua Vinte e Quatro de Outubro, 507 sala 301
Porto Alegre-RS
FONE (51) 3391-7005





Nenhum comentário:

Postar um comentário