terça-feira, 19 de maio de 2015

Receitas de chás para dormir melhor

Receitas de chás para dormir

Ah! Como é bom deitar a cabeça no travesseiro, reencontrar o ritmo calmo da respiração, apagar todas as preocupações e estresses do dia para entrar no mundo da noite com bons sonhos.


O pulo-do-gato para relaxar à noite é aproveitar ao máximo o poder terapêutico no preparo de um bom chazinho antes de dormir, sendo a primeira recomendação feita por médicos aos insones.


 Mas, atenção! Há segredos quando a intenção é transformar o ato de tomar chá num antídoto aos insones.

 Evitar à noite os chás preto, verde, branco, mate, puro ou em misturas aromáticas. Infusões a base de rosa, laranja e canela também devem ser descartados, pois são energéticos e tem efeito estimulante.


Optar por ervas frescas sedativas como: melissa, flor seca de maracujá, valeriana, alface, erva-cidreira, erva-doce, camomila e hortelã.


Se quiser incrementar, crie um coquetel quente misturando camomila, erva-cidreira, flor de maracujá e melissa. É uma delícia e ajuda a fazer as pazes com o travesseiro.


 Como preparar corretamente seu chá:

Para infusão de folhas, pétalas ou flores siga a seguinte fórmula:
  1.  Para cada litro de água use 4 colheres de sopa da erva fresca ou 2 colheres da erva seca. 
  2.  Ferva a água separadamente e depois numa vasilha despeje o líquido sobre elas assim que começar a ebulição.
  3.  Tampe a vasilha e deixe repousar 10 minutos;
  4. Coe em um bule pré escaldado.
Preparo para dormir bem:
  1. Escolha louças bonitas para servir o chá;
  2. Acomode-se em uma poltrona confortável e aconchegante;
  3. Agasalhe-se, se estiver frio, e tome o líquido sem pressa. Nesta atitude você já começa a descontrair, sinalizando ao cérebro que a última etapa do dia começou e que em poucos minutos seu corpo entrará em estado de repouso.
  4. Depois de tomar o chá, sente-se na cama, feche os olhos e ocupe os pensamentos com fatos agradáveis.
  5. Quando estiver relaxada, deite-se e preste atenção na respiração. (evita que as preocupações voltem à cabeça)
  6. Pronto! Siga a essência dos sonhos. 
Receitas de chás:

  • Hortelã para acalmar: Em uma xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de folhas frescas de hortelã bem picadinhas e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos, coe e acrescente 1 colher de sobremesa de suco de limão.
  • Erva-doce para ansiedade: coloque 1 colher de sobremesa de folhas e ramos bem picadinhos de erva-cidreira-verdadeira em uma xícara de chá de água fervente. Abafe por 10 minutos e coe.  
  • Endro para o sono: em uma medida de 2 xícaras de água fervente, misture 1 colher de sopa de erva seca. Adoce com mel. 
  • Chá de alface como calmante: ferva rapidamente 2 folhas de alface fresca em 1medida de xícara de chá de água. A temperatura ideal para tomar este chá é morna. Evite deixar a colherzinha dentro da xícara, pois o metal altera as propriedades da alface. 
    • Erva-doce para repouso garantido: Em 1 litro de água ferva 10 g de sementes. Coe e beba. 
    • Manjericão para bons sonhos: Ferva 2 copos de água e coloque 1 colher de chá de folhas de manjericão. Deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba.

    Atenção: 
    adoçar o chá compromete seus princípios ativos. Mas, não há problema nenhum em usar com moderação mel ou açúcar mascavo.

     Só me resta então, desejar todos, uma boa noite de sono e sonhos.

    Se desejar, entre em contato com 
      Dilana Oppitz Kochenborger - CRORS- 4816 - 
        Certificação em Odontologia na Medicina do Sono pela ABS
          Rua 24 de Outubro, 507 sala 301
            Porto Alegre - RS
              Fone - (51)3391-7005
Apneia do Sono e implicações para a saúde



SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (SAOS) é definida por episódios repetitivos de parada da respiração por mais de 10 segundos durante o sono, levando à consequências como sonolência excessiva diurna e fadiga ou preguiça. 
Vários fatores estruturais anatômicos tem sido apontados na etiologia da SAOS, entre eles deposição de gordura na região cervical, maxila ou mandíbula pequenas, macroglossia e hipertrofia de adenoides e amígdalas.

Evidências sugerem que a apneia do sono é uma doença metabólica e sistêmica, estando associada à morbidade e mortalidade, principalmente de trânsito e doença cardiovascular. (Carneiro G et al 2007)

O que significa SÍNDROME METABÓLICA reúne pelo menos 3 das seguintes condições:

  1. obesidade 
  2. hipertensão arterial
  3. dislipidemia aterogênica (colesterol elevado(LDL), colesterol (HDL) diminuído, triglicerídeos elevados
  4. alteração da glicemia e diabetes tipo 2
  5. estado pro-trombótico (anomalia da hemostase)
  6. microalbuminúria
  7. hiperuricemia e gota
  8. síndrome do ovário policístico
  9. apneia do sono
  10. doença cardiovascular aterosclerótica
Entretanto, também é possível encontrar todo este conjunto de fatores de risco metabólico e cardiovascular em pessoas não obesas.

A maior parte das pessoas com síndrome metabólica tem apneia do sono, apesar de não supeitar.

Portanto, "estabelecer os motivos que conectam distúrbio do sono à síndrome metabólica é extremamente importante", afirma Rosana Radominski, presidente da Associação Brasileira para estudos da obesidade e da síndrome metabólica (Abeso)

TRATAMENTO

  • CPAP (continuous positive airway pressure)
  • AIOs (aparelhos intra-orais)
  • emagrecimento
  • exercícios físicos regulares
  • acompanhamento médico clínico
  • suspensão do fumo e bebidas alcoólicas

domingo, 17 de maio de 2015

Algumas dicas para melhorar o sono

Não é preciso pesquisar para saber, o quanto é bom dormir. Poder sonhar e entrar em um mundo especial de aventuras e emoções. Muitas vezes desconexos e sem lógica, libertando a gente da "ditadura da razão" para a "contralógica". 

Sonhar é muito bom. Até podemos voar e desfrutar esta delícia sem medo.  

Infelizmente, não damos a importância necessária para o sono, talvez pelo fato de não sabermos ao certo o quanto ele é importante. Além de pensarmos em dormir apenas para suportamos o dia seguinte, devemos estar cientes que um bom sono nos proporciona uma vida saudável. Muitas funções importantíssimas para nosso corpo são realizadas durante  o repouso. Nosso desempenho físico e mental estão diretamente ligados a quantidade e qualidade de horas que dormimos.

Algumas pessoas não dormem bem, porque repousam menos tempo do que o ideal, outras, porque sofrem de algum distúrbio do sono como insônia, ronco e apneia do sono, etc.

Dormir e sonhar são imprescindíveis para a saúde física, mental e bem estar com amigos, familiares e consigo mesmo. Enfim, dormir bem está diretamente ligado à qualidade de vida.

"Quando o sono é restaurador, acordamos com energia e motivação"

 Conselhos para uma boa noite de sono:



  • Dormir apenas o necessário para sentir-se recuperado ( o hábito de ficar mais um pouquinho na cama pela manhã, pode criar dificuldade para adormecer na noite seguinte. Levantar ao acordar de manhã ajuda a solidificar o sono).
  • Pequenos cochilos de 10 a 15 minutos, nos momentos de maior sonolência do dia, podem ser benéficos. Longas sestas são prejudiciais para quem sofre de insônia.
  • Manter a rotina de horário  para deitar e levantar durante a semana, domingos e feriados. Mantendo entre 7-8 horas de sono diários.
  • Não se expor a luz forte, se acordar no meio da noite (a luz intensa pode fazer o cérebro pensar que já é dia e desregrar o "relógio biológico - interno". Se acordar para ir ao banheiro acenda o mínimo de luzes possível.)
  • Escolher um bom colchão e travesseiro.” A posição correta para deitar-se é de lado, com os joelhos dobrados, com um travesseiro ou rolo entre eles, para manter a coluna reta e proporcionar  boa circulação sanguinea, assim como manter a pressão do corpo bem distribuída, diminuindo assim, possíveis movimentos durante o sono. Lembrar que a coluna vertebral é uma das partes do nosso corpo mais acionadas no processo de sustentação durante o dia todo.  Quanto ao travesseiro, deve abranger a altura do ombro, para produzir um relaxamento muscular em posição confortável e, consequentemente, um sono tranquilo e reparador.  



  • Manter as vias aéreas limpas e ao deitar usar dilatadores nasais, se necessário, pois o cérebro e o coração necessitam de muito oxigênio para recuperar durante o sono as horas acordadas durante o dia.








O sono perfeito terá sido atingido quando seu reloginho biológico substituir o despertador. Você acordará naturalmente, no horário certo, disposto para mais um novo dia.

Mas, se você sofrer de qualquer distúrbio do sono, deve procurar um médico ou dentista com conhecimento profundo sobre o sono. Nestes, casos será dado sequência de tratamento específica para cada caso.

Em caso de dúvidas escrever para:
Dilana Kochenborger - CRORS 4816
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Com certificação em Odontologia na Medicina do Sono pela Associação Brasileira do Sono
e.mail -  dilana@sonoclean.com.br 
MIGLIORE ODONTOLOGIA - rua Vinte e Quatro de Outubro, 507 sala 301
Porto Alegre-RS
FONE (51) 3391-7005